19 de mar. de 2015

Jornada Pastoral da FACASC aborda Campanha da Fraternidade

Ver, julgar e agir esta foi a metodologia utilizada pela Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) na Jornada Pastoral sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2015. O encontro realizado nesta quinta-feira (19/03) iniciou com a Santa Missa em honra ao Patrono da Igreja, São José e em ação de graças pelos dois anos do início oficial do pontificado do Papa Francisco e os 107 anos da criação da diocese de Florianópolis.
 
Após a celebração foi aberto o debate sobre “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, tema proposto pela CF 2015. A Jornada Pastoral foi mediada pelo prof. Vilmar Dal Bo, coordenador do curso de bacharelado em Teologia e contou com a participação de quatro debatedores: Pe. Dr. Vitor Feller, diretor geral da FACASC e vigário geral da Arquidiocese de Florianópolis; Pe. Vilmar Vicente, diretor administrativo da FACASC, Ir. Teresa Nascimento, coordenadora dos cursos de extensão da FACASC e o sociólogo Fernando Anísio Batista, coordenador da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis (ASA).
 
De acordo com o Pe. Dr. Vitor Feller o evento sobre a CF teve uma boa participação e foi muito instigante, ele destacou o debate como o ponto forte da Jornada. “No debate tivemos perguntas bem provocativas que levaram os expositores a falar sobre a importância da formação teológica bíblica voltada para o social nas dioceses de Santa Catarina”, relata.
 
O diretor geral da FACASC ressaltou que a Igreja precisa estar mais presente na sociedade e que a faculdade deve contribuir dando um realce maior na formação para o social. Uma das medidas tomadas pela Faculdade nesta área foi a criação do Núcleo de Teologia Social. A iniciativa tem como objetivo pesquisar o que a Igreja pode fazer para estar mais presente na sociedade para que ela seja mais justa, igualitária e fraterna. “Nós temos uma grande proposta que é o Evangelho, que é o anúncio do Reino, então isso tem que concretizar através da nossa ação”, apontou o Pe. Vitor Feller.
 
Para o seminarista da Diocese de Tubarão, Paulo Henrique Santos a Jornada deu a ele uma nova visão de como contribuir para uma nova sociedade. “Eu me senti impulsionado e ao mesmo tempo provocado a estar atento a realidade atual do mundo e a partir desta analise da sociedade conhecê-la e ajudar na sua transformação, para que assim possa existir um novo mundo, uma nova terra onde as pessoas possam viver como irmãos”, afirmou o aluno do 2º ano de Teologia.
 
A Jornada Pastoral sobre a Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos pela FACASC, com a abordagem do tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Fonte: Assessoria de Comunicação FACASC
(48) 3234-0400
E-mail: comunicacao @facasc.edu.br

Fotos: Facasc Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário