6 de out. de 2016

ESPECIAL DIÁCONO JONAS


ORDENAÇÃO PRESBITERAL SERÁ NESTE SÁBADO, DIA 08, NA IGREJA MATRIZ DE SANTA ROSA DE LIMA, EM SANTA ROSA DE LIMA.

Foto: Axé/Divulgação
Foto: Axé/Divulgação
Falta pouco mais de uma semana para a Diocese de Criciúma celebrar a alegria de acolher mais um padre para a Igreja. No sábado, 8 de outubro, às 15 horas, o Diácono Jonas Emerim Velho, de 26 anos, será ordenado presbítero pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. A missa com rito de ordenação sacerdotal será realizada na igreja matriz Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Sul, terra onde Jonas cresceu e deu seus primeiros passos na vocação.

Atualmente, o diácono está a serviço da Paróquia Santa Terezinha, em Jacinto Machado. "Aqui exerci todas as funções que um diácono é chamado a realizar: bênçãos e visitação às casas, atendimentos, celebrações de exéquias, da Palavra, do Batismo e do Matrimônio. Esse período como diácono foi muito rico por me preparar para o ministério presbiteral, no qual minhas responsabilidades irão aumentar", enfatiza.

Preparando-se para o dia em que irá abraçar o ministério sacerdotal, Jonas se mostra confiante e feliz. "O chamado já tenho assumido desde quando entrei no seminário, em 2005. Como padre, apenas vou continuar respondendo meu 'sim' a Deus. O que mais traz expectativa para mim é o ministério sacerdotal que irá começar. Certamente é, aos poucos, que vou aprender a ser padre, contando com a ajuda da comunidade, dos outros padres e da graça de Deus. Tenho muita confiança de que o caminho percorrido até agora mostra que estou no caminho certo".

De 3 a 7 de outubro, escolas e  comunidades da Paróquia Santa Rosa de Lima acolherão a visita de padres, religiosas, seminaristas e agentes vocacionais, que promoverão a "Semana Vocacional". No dia seguinte à ordenação, domingo, 09, o neo sacerdote irá presidir sua primeira missa, na comunidade Matriz, às 10 horas.

Lema de ordenação presbiteral

O diácono Jonas escolheu como lema de sua ordenação presbiteral "Fui conquistado por Cristo Jesus", da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 3,12). "Escolhi esse pensamento de São Paulo, por ele expressar um pouco a minha experiência de vocação; de que Cristo nos conquista, nos atrai para Ele, nos encanta. Penso que não somos nós que conquistamos Deus, mas é Deus que nos conquista; a iniciativa é Dele ao nos chamar. Jesus Cristo me conquistou, me encanta e alegra servir a sua Igreja. Essa é minha opção de vida", pontua o candidato aos presbiterato.

Trajetória vocacional

Natural de Osório (RS), o diácono Jonas é filho de Cilon e Avelina e tem três irmãos. Em 2004, fez estágio vocacional no Seminário de Caravaggio, motivado pelo padre Carlos Wecki, então pároco de Santa Rosa do Sul. 


Ingressou no Seminário Menor em 2005 e, em 2008, já no Seminário Propedêutico, serviu, nos finais de semana, a Paróquia Santo Agostinho, de Rio Maina, e participou das visitas da Pastoral Carcerária ao Presídio Santa Augusta. 

Em 2009, durante os estudos em Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), em Brusque, fez pastoral na comunidade São Francisco, em Barra Velha, Diocese de Joinville. De 2010 a 2011 atuou na comunidade Santa Terezinha, em Gaspar, Diocese de Blumenau. 

De 2012 a 2015, residiu no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, onde estudou Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). Neste período, serviu as paróquias São Roque, em Morro da Fumaça, e Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul.

*Com informações de Bibiana Pignatel / Diocese de Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário