Quem somos

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BOM PASTOR 2017

          Com a criação canônica e instalação da Diocese de Criciúma aos 15 dias do mês de agosto do ano do Senhor de 1998, seu primeiro Bispo, Dom Paulo Antônio de Conto, tendo a sua volta o Conselho Presbiteral, ponderou sobre a relevância da construção de um espaço físico próprio para acolher os seminaristas estudantes de Teologia ligados à nova Igreja Particular, pois estes ainda permaneciam no Seminário Teológico da Diocese de Tubarão – SETT. Assim, começou a ser acalentado um projeto sobre o qual várias pessoas não apenas sonharam unidas, mas dedicaram juntas.



Com o bom acolhimento de tal proposta, o passo seguinte foi o envio de um ofício à Fundação Dom Jaime de Barros Câmara tratando do assunto. Um ano após isso, aguardando-se ainda o retorno da citada Fundação, o Sr. Moacir Herdt acompanhou Dom Paulo e Pe. Wilson Buss, Vigário Geral da Diocese, em visita in loco a vários terrenos de Florianópolis. Ato contínuo, analisou-se a viabilidade da aquisição de um espaço situado no Bairro Santa Mônica, na Rua Cônego Thomaz Fontes, cujas proprietárias eram as Irmãs da Divina Providência.

Feitos os devidos contatos junto àquela congregação religiosa, com o sinal positivo das Irmãs, o terreno de 1.190 metros quadrados foi comprado formalmente no dia 30 de novembro de 2001. Na sequência, o projeto de construção do corpo físico do seminário foi desenvolvido por um grupo de engenheiros e arquitetos liderado por Alfred Biermann. Por conta do empenho do Sr. Tarciano Vaz Oliveira, conseguiu-se todas as plantas necessárias como doação.

Posteriormente, no dia 14 de agosto de 2002, realizou-se um momento celebrativo para a bênção do terreno e lançamento da pedra fundamental da nova casa de formação, estando presentes muitas famílias residentes no bairro. A execução do projeto foi assumida pela Construtora Casagrande, de Criciúma, de propriedade do Sr. Wilmar Casagrande, que esteve sempre muito presente, atuante e atencioso para com a obra. Além disso, contou-se de modo constante com o Sr. Rudi Steiner, responsável pelo diálogo direto entre a Diocese e as pessoas envolvidas diretamente com construção, tendo este também acompanhando todo o desenvolvimento da edificação.

Corria o mês fevereiro de 2003 quando Pe. Onécimo Alberton, designado futuro reitor, passou a residir provisoriamente no SETT objetivando assistir aos seminaristas, acompanhar o andamento das obras do seminário em construção e, ao término disso, organizar a nova casa interna e externamente. Cinco meses depois, o reitor e os então seminaristas Alex B. Alano, Alexandre Borges, Alírio Leandro, Antônio Mendes, Antônio Vander da Silva, Bento A. Zilli, José C. Neto e Luciano Tartari Netto, auxiliados pelo Pe. Domingos Nandi e seminaristas Daniel F. Costa, Itamar Faísca e Pedro G. Alves, estes últimos da Diocese de Tubarão, iniciaram o cultivo do jardim e tomaram as primeiras providências para mobiliar a casa. Esta foi uma fase na qual, uma vez mais, contou-se com a ajuda de pessoas abnegadas, generosos benfeitores e lideranças dos mais variados lugares e âmbitos.

No dia 5 de julho do mesmo ano, o primeiro padre-reitor com os seminaristas a ele confiados passam a residir no novo endereço, dando início à programação interna e organização com vistas à inauguração do seminário. Em 11 de agosto do ano da graça de 2003, Sua Exa. Rev.ma Dom Paulo A. de Conto procedeu à uma Bênção Solene e descerrou a placa de inauguração do novo seminário. Estavam presentes os digníssimos Dom Murilo S. Krieger (Arcebispo de Florianópolis), Dom Hilário Moser (Bispo de Tubarão), número expressivo de padres da Diocese de Criciúma bem como formadores, seminaristas, benfeitores, lideranças, construtores, professores do Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC e famílias vizinhas.

Uma peculiaridade se encontra no nome da comunidade, recebendo a designação oficial de “Seminário Teológico Bom Pastor – STBP”, título proposto por Dom Paulo e acolhido de bom grado pelo clero e seminaristas da Diocese. Isso porque, como futuros padres diocesanos, os seminaristas devem viver a espiritualidade do Mestre: acolhedor e guia do povo tal qual um pastor a suas ovelhas. Buscando traduzir essa espiritualidade em gesto concreto, desde seu início, a comunidade recebe, sempre as terças-feiras, vizinhos e amigos para a celebração da Santa Missa, costume salutar ainda cultivado.

Em profunda comunhão espiritual com a Diocese de Criciúma, viveu-se em clima de sucessão apostólica com a partida de Dom Paulo para uma nova missão, em 2008, enviado à então recém-criada Diocese de Montenegro (RS) e, no ano seguinte, a celebrada surpresa da nomeação e posse do Ex.mo e Rev.mo Dom Jacinto Inácio Flach como novo Bispo Diocesano de Criciúma, isto aos 13 de novembro.


O ano de 2010 marcou o encerramento das atividades de Pe. Onécimo como reitor do seminário, após oito anos de reconhecida dedicação, a quem a comunidade fica largamente grata. Assim sendo, para suprir a necessidade de um novo formador, Pe. Oscar Paulo Pietsch foi nomeado por Dom Jacinto como novo reitor e empossado aos 28 de fevereiro de 2011. No dia seguinte, em Missa com o povo, Dom Jacinto abençoou a imagem do Bom Pastor que passou a consagrar e embelezar o jardim do seminário. A mudança de reitores também marcou a despedida da Sra. Teodomira de Oliveira (Teo), depois de oito anos de intenso trabalho e profunda amizade, como funcionária da casa. Nesse aspecto, atualmente a comunidade conta com o apoio e a dedicação da Sra. Voanir Constante (Dida), e Eli que exercem as funções de governantas da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário