30 de set. de 2013

Palavra do Reitor para o mês de Outubro






Formandos padres para a Missão

Prezados(as) internautas!



O presbítero é antes de tudo e sobretudo um discípulo do Senhor, um enviado (Apóstolo) à comunidade da Igreja e à toda humanidade, um homem chamado a um serviço, a um ministério que faz sair de si e ir ao encontro.


Os discípulos do Bom Pastor são essencialmente missionários (Lc 15, 4-7). A pastoral missionária do presbítero acontece motivada pelo zelo e caridade pastoral. Este é o principal carisma da vida do pastor.

        Na Casa de Formação os futuros presbíteros são levados a estudar e praticar a vida pastoral. A Igreja nos orienta que "ninguém seja ordenado senão tiver feito uma experiência pastoral positiva" (CNBB 93, n. 309).

Ao chamar os seus para que os sigam Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o Evangelho (Mt 28, 19; Lc 24, 46-48). Por isso, todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz participante de sua missão, ao mesmo tempo Ele o tem como amigo e irmão. Assim como jesus é testemunha do mistério do Pai, assim os discípulos são testemunhas da morte e ressurreição do Senhor até que Ele volte. "Conhecer Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher" (DAp. 18).




Bom mês a todos! Deus vos abençoe!


Pe. Oscar Paulo Pietsch
Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor


Bom Pastor, dai-nos padres segundo o vosso coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário