31 de out. de 2013



Palavra do Reitor para o mês de Novembro






Uma festa para Todos os Santos e Santas

Prezados(as) internautas!


A santidade é vocação de todos os homens e mulheres. A cada mês de novembro celebramos a festa de Todos os Santos. A Igreja militante honra a Igreja triunfante.

São João no Apocalipse diz: " Eu vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as gentes e tribos, povos e línguas". Aquela grande multidão "que está diante do Cordeiro" compreende todos o servos e servas de Deus, aos quais a Igreja devotou a canonização e todos os que em numero imensamente superior conseguiram a salvação pela graça de Deus e opção de viver retamente.

        O caminho da santidade são as Bem-Aventuranças que nos conduzem para uma vida segundo a vontade de Deus.

A origem dessa festa é do século IV em Antioquia. Foi introduzida em Roma no século VI. A partir daí foi se difundiu em todo o mundo (Cf.  Mario Sgarbossa, Luigi Giovanni. Um santo para cada dia. p. 350). A Igreja nos diz: "Neste mundo não conseguirá nunca a Igreja viver, em plenitude, sua vocação universal para a santidade. Permanecerá sempre composta de justos e pecadores". (Puebla, n. 253) Mais pelo coração de cada cristão passa a linha que divide a parte que temos de justos do que temos de pecadores. "A santidade não é fuga para o intimismo religioso, nem abandono das realidades urgentes dos grandes problemas econômicos, sociais, não é fuga do mundo". (Aparecida, n. 148) 

Dos que vivem em Cristo se espera um testemunho de santidade e compromisso. Desejando e procurando essa santidade não vivemos menos, e sim melhor, porque, quando Deus pede mais, é porque está oferecendo muito mais: "Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e dá tudo!" (Bento XVI) Portanto, não tenhamos medo da santidade que é uma união amorosa com a Santíssima Trindade, levando o cristão ao perfeito exercício da caridade fraterna. 




Bom mês a todos! Deus vos abençoe! 


Pe. Oscar Paulo Pietsch
Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor


Bom Pastor, dai-nos padres segundo o vosso coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário