5 de jun. de 2014

Palavra do Reitor para o mês de Junho!

FORMAR PADRES SEGUNDO O CORAÇÃO DE JESUS!



Prezados(as) internautas!

        
Jesus foi um homem que viveu plenamente e de forma integrada, por isso, estamos sempre trabalhando no processo formativo as dimensões humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual.
Estas dimensões da formação procuram desabrochar todo o potencial do futuro padre, como uma pessoa integrada e feliz. "Um místico e mistagogo; um doutor nas coisas humanas e divinas; um irmão universal; um pastor missionário. Tendo os mesmos sentimentos do sagrado coração de Jesus, o Bom Pastor" (CNBB, Doc. 93)
O padre é chamado para estar com Jesus. Tem uma profunda amizade com Ele. Padre não é apenas um modo de agir. É um modo de ser. Não fala de si mesmo, fala do outro. É uma linguagem de um Outro que se entrega totalmente. Requer um envolvimento pessoal.Agir na pessoa de Cristo.
Jamais se pode esquecer que o padre é "configurado", isto é, leva em si a figura de Cristo compadecido e misericordioso. Somente quem foi chamado por Ele pode viver a radicalidade desta vocação.
Lembra o Papa Bento XVI: "ninguém se faz sacerdote por si mesmo, só Deus me pode atrair, pode autorizar-me, pode induzir-me à participação no mistério de Cristo; só Deus pode entrar na minha vida e pegar-me pela mão".

Assim queremos ser e formar padres segundo o coração de Jesus.

 Deus vos abençoe!

          Bom Pastor, dai-nos padre segundo o vosso coração.


Pe. Oscar Paulo Pietsch
Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário