1 de out. de 2014

Palavra do Reitor para o mês de Outubro!

Dimensão Pastoral - Missionária no processo formativo



Prezados(as) internautas!

        
           A Bíblia Sagrada confirma que Jesus chama e prepara seus discípulos para serem pastores do rebanho. (Cf. Mc 3,18). Dizendo: "Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações..." (Mt 28, 19-20). "Todo sacerdote, escolhido de entre os homens, é constituído em favor dos homens, nas coisas que dizem respeito a Deus." (Hb 5,1)

Neste sentido, a igreja, sacramento da salvação (Cf. LG, n.1) que caminha no impulso do Espirito Santo, atualizando a fidelidade de Jesus Cristo ao Pai, acolhe o dom da vocação vinda do Senhor e procura formar discípulos-missionários, para enviá-los a urgente e inadiável missão de evangelizar (Cf. DAP, n. 194)

      O seminário munido pela iniciativa de formar presbíteros, segundo o coração de Cristo, almeja que os seminaristas tenham uma experiência profunda e íntegra junto ao povo de Deus na pastoral-missionária. E experiência pastoral, permeada pelo novo aspecto da missionariedade assumido na Conferência de Aparecida (2007), traz a tona uma nova necessidade da Igreja para a autêntica evangelização: "passar de uma pastoral de conservação para uma pastoral decididamente missionária." (DAP. n. 370)

      Levando em conta: os talentos e inclinações de cada formando e condição dos presbíteros que acolhem os formandos. (DAP n. 305) Assim sendo, toda essa realidade de desafios pastorais, a partir do diálogo e da experiência de fé pessoal, possibilitará aos seminaristas um profundo cultivo vocacional e uma autêntica opção no seguimento a Jesus Cristo. 

Desejamos um mês abençoado para todos. 


          Bom Pastor, dai-nos padre segundo o vosso coração.


Pe. Oscar Paulo Pietsch


Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário