23 de fev. de 2015



Quaresma: Tempo de Amar e Servir

O mês de fevereiro já vai se acabando, passaram-se as festas de fim de ano, passou o carnaval, e eis que agora é hora de parar para pensar e refletir, é o tempo da Quaresma, quarenta dias antes da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. São dias de conversão interior, dias para se pensar, rezar, jejuar, sentir a Deus e deixar ser tocado por Ele.
A Igreja Católica tem a graça de poder refletir nesse tempo propício o lema proposto pela Campanha da Fraternidade que este ano consiste em “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). Os quarenta dias que antecedem a Páscoa do Senhor chamam o fiel a recolher-se e buscar encontrar dentro de si um novo caminho, um novo estímulo para ir em frente.
O tema da campanha deste ano é muito interessante haja vista o mundo em que vivemos, onde o individualismo e o materialismo tem tomado conta, onde as pessoas muitas vezes são excluídas e deixadas de lado, ao passo que são consideradas muitas vezes como objetos descartáveis e inúteis, são aproveitadas quando necessário e jogadas fora no instante seguinte.
Nós fieis cristãos, católicos, devemos neste tempo, e impulsionados por esse tema nos lembrar, que Cristo veio para amar e para servir, Ele abaixou-se e lavou os pés de seus discípulos, e nós a imagem e semelhança desse Pai misericordioso devemos fazer o mesmo, nos colocar a serviço, a disposição dos outros, principalmente daqueles que mais necessitam e dos que menos tem para viver.
Nunca devemos fazer um serviço para aparecer e somente para aqueles que nos darão algum benefício, muito pelo contrário, devemos amar e servir aos mais pobres e pequenos, aos doentes, aos necessitados, aqueles que nos pedem ajuda e oração, servir física e espiritualmente a todas as pessoas atribuladas e também aqueles que dizem não acreditar nem em Deus, a estes devemos clamar o amor e a misericórdia Daquele que veio para servir.
Que possamos nesta quaresma sermos instrumentos de amor e paz por onde passarmos, e que a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua mãe Maria, serva fiel até o fim, possamos nos colocar a disposição dos mais necessitados e sempre dizer “Eu vim para servir”.
Que Deus abençoe a todos, uma santa e abençoada quaresma!

Sem. Samuel Colombo Pirola – 2º Ano de Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário