24 de mar. de 2015

Plano Formativo é entregue aos seminaristas do Seminário Teológico Bom Pastor




















O Plano formativo do Seminário Teológico Bom Pastor foi reelaborado e atualizado durante os anos de 2011, 2012 e 2013 pelo Reitor Pe. Oscar Paulo Pietsch, e pelos seminaristas. 


Foram três anos de leituras, discussões e sugestões mesclando os ensinamentos do magistério e as novas realidades diocesanas.

No ano de 2014, foi apresentado aos Conselho de Formação da Diocese de Criciúma e precisamente, ao nosso Bispo Diocesano. Colhidas as recomendações chega-se a redação final e impressão não apenas de um texto, mas de um instrumento que norteará nosso trabalho pedagógico-formativo orientado a formar presbíteros segundo o coração de Jesus.

A entrega do Plano formativo aconteceu no dia 19 de Março, solenidade de São José, que é padroeiro da Igreja Universal e da diocese de Criciúma.

Dom Jacinto, Bispo de Criciúma em apresentação afirma que "Queremos proporcionar em nossos seminários tudo o que ajude a fazer um bom discernimento". "Queremos formar bons pastores para o Povo de Deus". Acrescenta o Bispo. 

O presente Plano Formativo entra em vigor no ano do Senhor de 2015, por tempo indeterminado, podendo ser atualizado a qualquer tempo a partir das orientações do magistério Eclesial e das Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil.


Agradecimentos pela elaboração do Plano formativo:

Pe. Oscar Paulo Pietsch - Histórico e Coordenação Geral;

Prof. Raphael Novaresi Leopoldo - Contextualização;

Sem. Lucas Fernandes Bombazar - Justificativa e Objetivos;

Sem. Maxssuél da Rosa Mendonça - Dimensões da Formação (Humana-Afetiva, Comunitária, Espiritual, Pastoral Missionária e Intelectual); 

Sem. Gabriel Manarim Dalmolin - Orientações;

Sem. Alex Sandro Serafim - Avaliações Formativa, Horários e Ministérios;

Sem. Gilson da Silva Pereira e Sem. Jonas Emerim Velho - Regime Interno do Seminário Teológico Bom Pastor;

Sem. Daniel Zilli Da Rolt - Anexos (Identificação, Pedido de Admissão às Ordens Sacras, Pedido para Ministério de Leitor e Acólito, Escrutínio, Profissão de Fé, Juramento de Fidelidade e Avaliação Semestral);

Sem. Maxssuél da Rosa Mendonça e Prof. Raphael Novaresi Leopoldo - Revisão e Edição final.









Nenhum comentário:

Postar um comentário