17 de abr. de 2015

PALAVRA DE DEUS




A oração em comum alcança toda sua eficácia quando está intimamente ligada à oração pessoal. Oração pessoal e comunitária, de fato, estão estreitamente relacionadas e são complementares entre si. Tanto para a oração pessoal como para a oração comunitária, valem as palavras do Senhor:  “Orai sempre, sem cessar” (Lc 18, 1). 

“Alegrai-vos sempre, orai sem cessar...” (1Ts 5, 17). Viver a espiritualidade significa, antes de tudo, partir da pessoa de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, presente na Palavra, a primeira fonte de toda a vida espiritual cristã. A santidade não é concebível senão a partir de uma renovada escuta da Palavra de Deus (Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, 2002, n. 24).

Neste sentido, a Lectio nos ajuda com passos definidos a guardar a Palavra e a colocá-la em nossas vidas, a fim de sustentar um relacionamento pessoal com Deus Vivo e com sua vontade salvífica e santificadora. Todos os acontecimentos do dia a dia se tornam ocasiões importantes para encarnarmos a Palavra que colhemos preferencialmente antes do nascer do sol. Por meio da Lectio Divina, a Palavra pode ser transferida para a vida, iluminando-a com a sabedoria do Espírito Santo.

“A sabedoria é luminosa... Quem por ela madruga não se cansa, pois a encontrará sentada à porta. Meditar sobre ela é a perfeição do bom senso”. (Sb 6, 12-15).








Nenhum comentário:

Postar um comentário