7 de jul. de 2015

O MAIS IMPORTANTE É O AMOR



Certa vez uma pessoa que me é muito querida, me fez uma pergunta, assim, de repente, sem aviso prévio:

- Qual foi a maior realização da sua vida?

A resposta que dei, para a minha própria surpresa, saiu quase que de imediato:
- A maior realização de minha vida é este dia que eu estou vivendo!

Ficamos uns instantes em silêncio... saboreando a resposta... Só depois dei a justificação dela.

Sim! De fato, a maior realização da minha vida é o momento presente, pois ele é fruto de tudo o que nela aconteceu e prepara tudo o que está ainda por acontecer. Nesse pensamento, reside a certeza de que "tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8,28) e que por Deus são amados, e não há pessoa ou ser criado quem não seja amado!

São João Paulo II, certa vez disse que "o amor me explicou todas as coisas". Aí está o grande segredo para compreendermos que toda a nossa vida faz parte de um imenso projeto do amor de Deus, no qual tudo o que acontece é para nosso bem, pois Deus quer "que todos sejam salvos" (1Tm 2,4).

Se em todos os dias de nossas vidas estivermos convictos de que o mais importante é o amor, compreenderemos melhor tudo o que acontece em nossas vidas.

Quando nos sentimos amados, tudo se ilumina, tudo se modifica! Nós mesmos tomamos atitudes que antes não tomávamos e a sábia expressão popular "amor com amor se paga" explica tudo o que acontece conosco. Então, podemos entender melhor o que Paulo quis dizer quando afirmou que "o amor de Cristo nos impulsiona" (1Cor 5,14).

É através do amor que o ser humano dá o melhor de si. É através do amor que se dá, no interior do ser humano, uma profunda mudança. Porém, essa transformação não fica escondida em seu coração, ela começa a modificar o próprio meio em que o ser humano vive.

Pois o "amor é paciente, é prestativo, não é invejoso, não se vangloria, não é orgulhoso, não falta com o respeito, não é interesseiro, não se irrita, não planeja o mal, não se alegra com a injustiça, se alegra com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1Cor 13,4-7)

O amor é a grande solução para tudo! E se eu tudo quiser fazer para melhorar o mundo "se eu não tenho amor, eu nada sou" (1Cor 13,2), eu nada faço de útil.

Esse é o convite que recebemos todos os dias, para que cada dia seja a maior realização de nossas vidas!


Marcos Renato Silva Antônio, é seminarista da Paróquia Nossa Senhora da Salete, no Bairro Próspera de Criciúma e está em estudos complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário