NÃO EXISTE CRISTÃO SEM VOCAÇÃO
Se me perguntassem hoje o que é vocação, eu diria: vocação é quando estamos apaixonados por algo. E mesmo que todas as pessoas olhem para nós e não nos compreendam, digam que isso não faz sentido, que não possui utilidade alguma, ainda assim continuo apaixonado por aquilo que amo. Isso é vocação.
Não existe pessoa que não possua uma paixão; todos possuem algo que gostam de fazer mais que todas as outras coisas. Isso é vocação. E aqui está uma verdade que muitos na Igreja ainda não conseguiram compreender: não existe cristão sem vocação. Sim! Cada cristão batizado é um vocacionado.
A primeira vocação comum de todos os cristãos é a vida, que nos foi dada por Deus e precisamos cuidá-la. Depois, todos são chamados à santidade, buscando serem mais semelhantes a Cristo. E, por fim, cada um possui uma vocação específica: uns possuem um chamado mais estritamente relacionado a alguma atividade pastoral, como os leigos, lideranças de comunidades, catequistas, músicos, entre muitos outros; e os sacerdotes, religiosos e religiosas que consagram toda sua vida à Igreja.
Também há outros cristãos que professam publicamente sua fé, mas possuem uma vocação que atua nos mais diversos setores da sociedade, como os professores nas escolas, por exemplo. Precisamos tomar consciência de que todos somos vocacionados, todos somos chamados por Deus, independente de classe social, formação escolar, etnia, gênero... Pois Deus tem uma missão para cada batizado.
E você, já descobriu sua vocação? Sua vocação é aquilo que quando você faz deixa seu coração vibrando. Portanto, poderia perguntar assim: o que você faz que deixa seu coração vibrante, ardente? Essa é a sua vocação.
Artigo escrito pelo Seminarista André Luís da Rosa, está cursando o primeiro ano do curso de teologia, e é natural da Paróquia São Miguel, da Vila Nova, Içara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário