31 de ago. de 2015

DIOCESE DE BLUMENAU - DOM RAFAEL TOMA POSSE

DOM RAFAEL ASSUME A DIOCESE DE BLUMENAU





Dom Rafael assume o pastoreio da Diocese de Blumenau deixado por Dom José Negri, PIME, em 29 de novembro de 2014, quando este foi nomeado Bispo coadjutor de Santo Amaro(SP).

Dom Rafael Biernaski(60), filho de Ignácio e de Bernardina (in memoriam) Biernaski, nasceu no dia 01 de novembro de 1955, em Campo Comprido, bairro de Curitiba, Paraná.

Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo de Curitiba, o ordenou Presbítero a 13 de dezembro de 1981 na igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, hoje Santuário. É membro da “União dos Presbíteros de Schoenstatt”.

Foi cooperador do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e no início do ano escolar de 1988 ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, fazendo o Mestrado de Teologia Dogmática.



Aos 12 de novembro de 1999, recebeu o título de Monsenhor. Aos 30 de outubro de 2007 concluiu o Doutorado em Teologia Dogmática.

No dia 10 de fevereiro de 2010 foi nomeado Bispo Titular de Ruspe e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, sendo sua ordenação Episcopal e Posse no dia 15 de abril de 2010.

Foi eleito pelo Colégio de Consultores Administrador Arquidiocesano no dia 1º de julho de 2014 após o falecimento do arcebispo Dom Moacyr José Vitti em 26 de junho do mesmo ano.

Seu lema episcopal é EVANGELIZARE MISIT ME – “Enviou-me para Evangelizar”.

A Diocese de Blumenau manifesta sua profunda alegria com o anúncio de seu novo pastor, desejando-lhe as boas-vindas e aguardando sua posse com as orações de todos desta parcela do Povo de Deus.

Dom Rafael Biernaski será o terceiro bispo da Diocese de Blumenau, e assumirá, em data ainda não definida, uma Diocese que completa 15 anos de criação neste mês de junho de 2015. Ela é formada por 40 paróquias divididas em 5 Comarcas Pastorais distribuídas em 13 municípios.

É sufragânea da Arquidiocese de Florianópolis (SC), seu patrono é São Paulo Apóstolo e tem como Sé a Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau.

Fonte: Site da Diocese de Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário