2 de mai. de 2016

ENCONTRO DE REITORES DA DIOCESE DE CRICIÚMA


Entre os dias 02 e 03 de maio de 2016, acontece no Seminário Teológico Bom Pastor, da Diocese de Criciúma, em Florianópolis, o Encontro de Reitores.

O encontro tem a participação dos reitores das casas de formação da Diocese de Criciúma, e tem por objetivo organizar e planejar o processo formativo dos novos presbíteros da Diocese.

"O seminário é lugar de vida plena. A ele deve vir jovens amantes do bem, da verdade e da paz. No seminário devem viver pessoas em cujos corações Deus plantou a semente da vocação. A resposta ao chamado deve ser livre, clara e consciente" (Texto base para o II Seminário Nacional da OSIB. p.09)

Segundo Padre Antônio, reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina - SEFISC, a formação deve ser pautada pela transparência, diálogo, liberdade e responsabilidade. 

O encontro foi marcado por um profundo momento de oração, reflexão e troca de experiência, obtendo assim um olhar de esperança e de comprometimento para com a formação da nossa Igreja Particular, afirma Padre José Aires, reitor do Seminário Menor e Propedêutico Nossa Senhora de Caravaggio.

A Igreja nos convida a missão de formar padres segundo o coração de Jesus, o Bom Pastor. Para isso nós formadores a luz dos documentos da Igreja e a orientação de nosso bispo, precisamos estar juntos, rezar, estudar, organizar nossa caminhada formativa. foi isso que fizemos a partir das cinco dimensões: Humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral missionária e intelectual.

As cinco dimensões da formação procuram desabrochar todo o potencial do futuro presbítero na medida em que idealiza o presbítero como uma pessoa humanamente encontrada e integrada, um místico, um especialista nas coisas humanas e divinas, um irmão universal, um pastor universal. Foi  um bom encontro olhando para a formação dos novos padres e para nós de formação permanente, comenta o reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, Padre Oscar Paulo Pietsch.














Nenhum comentário:

Postar um comentário