12 de mai. de 2016

SEMINARISTAS CELEBRAM A NOVENA DE PENTECOSTES



Pentecostes faz parte do calendário cristão de comemorações. A data, celebrada 50 dias após a Páscoa, festeja a vinda do Espírito Santo sobre a Terra. Em sua origem, Pentecostes era uma celebração agrícola do povo judeu, também chamada Festa da Colheita ou Festa das Semanas. Tinha duração de sete semanas, desde o dia seguinte à Páscoa até o 50° dia, e era uma forma de agradecimento ao Senhor pelas boas colheitas. Por causa da forte influência da cultura grega sobre os judeus, por volta do século IV a.C., o nome “pentecostes”, que significa “cinquenta dias depois”, passou a substituir o nome de Festa da Colheita ou Festa das Semanas.

Para a comunidade cristã, Pentecostes é descrito em Atos dos Apóstolos 2: no primeiro pentecostes após a morte de Cristo, 50 dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo. Conta-se que o acontecimento encheu o coração dos que haviam recebido a força, e deu a eles coragem para que pregassem a mensagem de Jesus pelo mundo. Cumpriu-se assim a profecia de Jesus, ao dizer durante sua ascensão aos céus, que enviaria seu Espírito Santo aos homens.

E nesta quinta feira, dia 12, a comunidade do Seminário Teológico Bom Pastor, da Diocese de Criciúma, em Florianópolis, se reuniu para celebrar a novena de Pentecostes. Desta forma nos unimos a Diocese de Criciúma, sabendo que todo o povo de Deus também em suas comunidades está celebrando esta novena em preparação para a grande festa de Pentecostes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário