1 de ago. de 2016

PALAVRA DO REITOR
AGOSTO DE 2016



AGOSTO MÊS VOCACIONAL!
TAMBÉM VOCAÇÃO PARA SER PADRE

Prezados internautas

Algumas orientações do Papa Francisco sobre a formação sacerdotal:

Os padres são homens, não formandos em laboratórios. São "tomados dentre os homens, 'constituídos em favor dos homens' presentes no meio dos homens" não surgem de repente. São frutos de uma história, começa na família, na comunidade de origem onde recebem a tradição da fé e experiências em todas as dimensões da vida.

"É necessário, portanto, que toda a formação seja personalizada, porque é a pessoa concreta que é chamada ao discipulado e ao sacerdócio."

Nunca devem esquecer a família e perder suas próprias raízes. Devem rezar como aprendeu na infância. Não esquecer o primeiro amor.

Devemos ser pastores e não funcionários. "Não somos sacerdotes para nós mesmos e a nossa santificação é intimamente ligada à do nosso povo, a nossa unção à sua unção" Pensar assim ajuda o padre a ser crível e não autoritário, firme, mas não duro, alegre mas não superficial.

Cuidado com o desejo de posses e bens materiais. "Um padre não tem espaços privados".

Formadores "Olhos abertos nas admissões nos seminários" Não é preciso pressa em ordenar. É preciso formação em todas as dimensões. Algumas podem estar bem, enquanto estão no seminário, se sentem bem estáveis, depois que saem começam os problemas. Atras de algumas personalidades existem algo que nem o candidato sabe.

Como vemos são grandes os desafios na formação. Que Deus nos dê discernimento para todos nós formandos e formadores.

Rezem por nós povo de Deus.

Deus Abençoe!!

Bom Pastor, Dai nos padres Segundo o Vosso coração.

Padre Oscar Paulo Pietsch
Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário