1 de nov. de 2016

PALAVRA DO REITOR
NOVEMBRO DE 2016

ENTERRAR OS MORTOS 
Uma das Obras de Misericórdia Corporais


Prezados Internautas!

Em Israel, ser privado de sepultar era visto, como um mal horrível. Por isso, era uma obra de piedade, enterrar os mortos no judaísmo.

O livro do Eclesiástico nos orienta: "Enterre o cadáver, segundo o costume, e não deixais de honrar o seu túmulo" (Eclo. 38,16). Tobias também nos orienta a prática desta obra de misericórdia: " Quando via o cadáver de algum compatriota lançado fora das muralhas de Nínive, eu o enterrava-o. Também sepultei os que  Senaquerib matou." (Tb. 1,16s).

São Tomas de Aquino, diz que "São louvados os que enterram os mortos, como por exemplo Tobias e os discípulos que sepultaram Jesus no túmulo."

A sepultura de Jesus é a chave para entender esta obra de misericórdia. Por Cristo ter ressuscitado do sepulcro, outorgou a esperança de ressuscitar, por seu intermédio, os que estão no sepulcro. (Jo. 5,25-28). 

Visitar neste mês o cemitério, faz a gente refletir, sobre a fé na imortalidade da pessoa, pela qual o ser humano (alma) sobreviverá como tal transformado.

Na ação salvadora de Deus em Jesus Cristo, quando "Deus for tudo em Todos" (1 Cor. 15,28), num "Novo céu, uma nova Terra (...), pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem gritos, nem dor" (Ap. 21,1-4).

Sepultamos os mortos na certeza que Jesus matou a morte.

Deus Abençoe.

Bom Pastor, Dai-nos Padres, segundo o vosso coração.

Padre Oscar Paulo Pietsch
Reitor do Seminário Teológico - Bom Pastor



Nenhum comentário:

Postar um comentário