28 de jul. de 2017

ARTIGO MÊS DE JULHO 2017
 Férias: tempo de repousar e restaurar


Caríssimos irmãos e irmãs internautas!
Estamos vivendo o mês de julho do ano do Senhor de 2017. É de conhecimento de todos que no início do mês a nossa Igreja Católica no Brasil celebrou a festa das colunas da Igreja que é São Pedro e São Paulo, na qual os dois em suas diversidades, mas sempre em unidade, deram suas vidas por Jesus Cristo e pela Igreja.
Também celebramos a festa de São Tomé, apóstolo de Jesus Cristo, aquele que precisou tocar nas marcas de Jesus para acreditar se era Jesus Cristo e ao tocar professa “Meu Senhor e meu Deus”.
Temos muito ainda que aprender com São Bento, que tinha por base em sua regra “ora et labora”, traduzindo: oração e trabalho, na qual devem caminhar juntos, sabendo que a tentação é perigosa, de nas férias cairmos em uma frouxidão é grande. Mas sabemos que é um período de repousar um pouco mais, aproveitar em rever, visitar, e bater um papo com os amigos, parentes, comunidade e a paróquia de origem e também a família e fazer novas amizades.
Neste tempo de repouso devemos espalhar as sementes do amor, da esperança, da alegria e tantas outras sementes condizentes com o projeto que contribui com o Reino de Deus aqui da terra.
O mês de julho também é conhecido como o mês das férias. Na passagem bíblica que encontramos em Mateus 11, 28 Jesus diz: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Sabe-se que muitas pessoas como professores e estudantes envolvidas em escolas, faculdades e universidades viveram um semestre intenso, de preparação e aplicação dos conteúdos pelos professores e de estudos, provas e trabalhos exercidos pelos estudantes.
Podemos dizer que em sua grande maioria é exigente os estudos, em que muitas vezes chegamos extasiados no final do semestre, mas devemos saber que é de grande vantagem e quando relembramos o semestre vivido devemos lembrar aquilo que foi positivo e que nos fez crescer para o bem nosso e de nossos irmãos e também para Deus; e algo que ficou como negativo, devemos tirar lições para bem melhorar e saber que das coisas negativas podemos tirar também aquilo que é positivo.
Por isso é um período de repousar, de rezar mais, de rever as atitudes, de ler bons livros, de conversar com os amigos e familiares, de viver a fraternidade, de organizar a vida e de restaurar as energias para retornar e enfrentar com coragem e alegria um semestre que caminha para o final de um ano litúrgico e também do ano civil.
Claro que devemos viver intensamente bem cada dia, sem ansiedades e passividades e entregarmos nossas vidas e preocupações nos braços de Deus que nos ama, que não desiste e não tira férias de nós que somos filhos Dele. 

Seminarista Marcos Natalino Legnani
3º ano de Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário