11 de dez. de 2012

1° Domingo do Advento – Programação Especial


O primeiro domingo do Advento foi celebrado com muita intensidade pela comunidade do Bom Pastor! A alegria e entusiasmo tomaram conta de nossos corações porque sentimos um gostinho do que será o próximo ano de 2013. Com a comunidade maior poderemos experimentar a beleza e a bondade de Deus na diversidade de dons (cf. 1 Cor 12, 4). Na Santa Missa, a homilia ficou de responsabilidade do Seminarista Alex Sandro Serafim – 2° ano de Teologia, que nos ajudou na reflexão ressaltando a importância do caminho.

Primeiramente a reflexão nos direcionou para o fim de mais um ano, fazendo lembrar os objetivos que se cumpriram ou não, se foram momentos felizes ou tristes, porém, o objetivo foi avaliar se caminhamos ou paramos no meio do caminho. O Sem. Alex acentuou que, “[...] a nossa trajetória de vida pode tomar outros caminho que podem não ser de Deus, por isso precisamos usar o “GPS de Jesus” (estamos na era da tecnologia), e assim não iremos errar o caminho”, mas, continua o Sem. Alex, “[...] é necessário antes de trafegar é melhor um momento de reflexão, oração, de analisar a estrada percorrida até então, e avaliar o carro da nossa existência humana, só assim cumpriremos a rota de nossa vida”.

A partir das leituras e principalmente do Evangelho, o Sem. Alex refletiu na mesma dinâmica do caminho, dizendo que o evangelista Lucas nos mostra que no nosso CAMINHO existem muitas outras placas, que infelizmente não nos levam ao caminho certo, são armadilhas: a gula, embriaguez e preocupações da vida.

“A gula é quando somos ávidos pelo ativismo, muito perceptível na ação da Igreja. Onde não toca a vida das pessoas efêmeras, superficiais e sem espiritualidade. A embriaguez é quando temos uma espiritualidade light, leve, nas alturas, sem ligação com o tempo e a história das pessoas, são pessoas que ficam na teoria da vida. A última armadilha é as preocupações da vida que são pessoas que colocam coisas, preocupações e pessoas no lugar de Deus. Aqui é quando a pessoa perdeu seu horizonte e bateu o carro, ou seja, pensamos em tudo, projetos, programas, cronogramas e planos, e no fim esquecemos Jesus.” E finaliza o seminarista, indagando que, “só o Amor é capaz de fazer a gente mudar e acertar o Caminho para Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário