8 de ago. de 2013

Formação de Liturgia no Seminário Teológico Bom Pastor

   "A liturgia, como ação de Cristo e da Igreja, é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo" (Cf. SC 7), "é o ápice e a fonte da vida eclesial" (Cf. SC 10). É o encontro com Deus e com os irmãos. "A liturgia é também força de nosso peregrinar, para que se leve a bom termo, mediante o compromisso transformador da vida, a realização plena do Reino, segundo o plano de Deus". (Doc. Puebla, n. 918)

   Segundo o Dr. Pe. Valeriano dos Santos Costa, Presidente da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLB), as chaves da hermenêutica litúrgica são: beleza, ordem, ágape, êxtase; que nos levam a uma profunda experiência de Deus com os irmãos, em comunhão com o cosmos. Assim, a liturgia põe ordem na comunidade e na pessoa. Nenhuma atividade pastoral pode-se realizar sem referência à liturgia.

   Neste novo semestre, além da vida acadêmica com todas as disciplinas de teologia, mais a formação em todas as dimensões no seminário, com os laboratórios litúrgicos-pastorais com sua fundamentação e prática, e sabendo que o presbítero é por excelência o liturgo da comunidade e a reúne para o momento mais alto e importante de sua existência, que é a celebração litúrgica (Cf. CNBB, Doc. 93, n. 63), nossa comunidade está se encontrando uma vez por mês para mais um atividade formativa. Desta vez sobre Liturgia e Canto Litúrgico. Os encontros serão conduzidos pelos seminaristas Jonas Emerim Velho (2º ano de Teologia), Mateus Réus (1º ano de Teologia) e Maxssuél da Rosa Mendonça (3º ano de Teologia).

   O primeiro encontro aconteceu na quarta-feira, dia 7, às 17h15. Após uma introdução geral à Liturgia cristã católica, foi estudado o canto de entrada da Celebração Eucarística, sua teologia e critérios para a escolha de cantos para a Missa. Após o estudo foi ensaiado um modelo de canto de abertura da celebração. Tudo isso para melhor compreender o ensinamento do Magistério da Igreja sobre a Liturgia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário