20 de mai. de 2015

PALESTRA COM A FONOAUDIÓLOGA NA FACASC

A Faculdade Católica de Santa Catarina recebeu o encontro de orientações fonoaudiológicas, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em comunicação (NUCOM) e Diretório Acadêmico de Teologia (DAT). O evento teve como tema Saúde vocal, e foi assessorado por Ingrid Vieira de Souza, fonoaudióloga especialista em Didática Pedagógica para profissionais da área da saúde e educação. Estiveram presentes estudantes, professores e formadores da instituição.
Ingrid Vieira interagiu com os participantes refletindo e passando informações científicas sobre a estrutura anatômico-fisiológicas do aparelho fonador. Outros assuntos como a importância da voz, como ela é produzida, riscos de natureza ocupacionais conhecidos e patologias das pregas vocais foram tratados durante a conversa.
Durante o encontro a fonoaudióloga deu orientações práticas sobre o cuidado da voz, e explicou alguns mitos e crendices, além de expor o que se deve e o que não se deve fazer. O evento teve início no auditório da Faculdade e terminou no espaço de convivência com um exercício prático.
A voz é o principal instrumento de trabalho de 70% dos brasileiros, recordou Ingrid. Incluem-se, aqui, os que atuam na pastoral e no magistério. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o Brasil é o segundo colocado no mundo em incidência de câncer de laringe.
Orientações fonoaudiológica é uma prática da FACASC vinculada às disciplinas de Comunicação, homilética e pastoral litúrgica. Os formadores dos estudantes seminaristas valorizam o assunto e costuma encaminhar para uma triagem fonoaudiológica os formandos que apresentam problemas vocais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário