31 de out. de 2015

PALAVRA DO REITOR PARA O MÊS DE NOVEMBRO

UM DIA PARA CELEBRAR TODOS OS MORTOS



Prezados internautas.

O dia de finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. Podemos dizer que é o dia do amor, porque amor é sentir que o outro nunca morre.

Jesus derrotou a morte, ressuscitando dos mortos e infundiu seu espírito ressuscitado em nós. Então não morremos, entramos na vida, como dizia Santa Teresinha do Menino Jesus.

Desde o primeiro século, os cristãos rezam pelos falecidos, costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas e rezar pelos mortos.

No século IV, já encontramos memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano, para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os papas Silvestre II (1009) João XVIII (1009) e Leão IX (1015) pedem para a comunidade dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual é comemorado no dia 02 de novembro, porque o dia primeiro de novembro é a festa de todos os santos. (Fonte da pesquisa: www.arquidiocese-ap.org.br mons. arnaldo beltrami)

O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos no Reino Definitivo.

Jesus é a nossa esperança nesta vida e para além da vida, quando nos diz "EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA, QUEM CRÊ EM MIM, AINDA QUE ESTEJA MORTO, VIVERÁ; E TODO AQUELE QUE VIVE, E CRÊ EM MIM, NUNCA MORRERÁ" (Cf Jo 11, 25-26).

A morte e os tipos de morte são assuntos muito abrangentes. Para nós um novo nascimento, mas " o tempo é um vestígio de eternidade" Santo Agostinho.

Em frente de nossos cemitérios deveria estar escritos: "MORTOS PARA O MUNDO, VIVOS PARA DEUS"

Deus vos abençoe.

Pe. Oscar Paulo Pietsch - Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor

Bom Pastor - Dai-nos padres segundo o vosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário