22 de out. de 2016

ARTIGO DO MÊS DE OUTUBRO DE 2016
MÊS MISSIONÁRIO


SER MISSIONÁRIO: EU?



Caros irmãos e irmãs em Cristo,

O mês de Outubro, é o mês missionário e quando se trata de missões, logo nos lembramos das jornadas na África, Amazônia e lugares distantes que apresentam situações de extrema indignidade humana.  Diante disso, podemos pensar: “Ser missionário? Não é para mim!”.
Pois bem, Santa Teresinha do Menino Jesus, na qual, celebramos sua memória no primeiro dia deste mês, é a padroeira das missões. Portanto, podemos achar que ela fez grandes jornadas missionárias pelo mundo, e por isso, recebeu esta atribuição da Igreja. Teresinha, pelo contrário, nunca saiu do carmelo. Então, como pode ela ser considerada uma missionária? Motivados por esta indagação, também nós, simples cristãs e cristãos, podemos encontrar uma razão que nos faça responder diferente à pergunta anteriormente mencionada: “Ser missionário? Sim, eu posso!”. A jovem Teresinha fazia suas missões a partir do que ela chamava de “a pequena via”, que consiste em praticar o amor a Deus e aos irmãos e irmãs no cotidiano da vida e não apenas em eventos especiais. A partir desta via, ela fazia sua missão servindo suas irmãs do carmelo. Contextualizando para nossa vida, podemos seguir a pequena via em nossa casa, com nossa família, no trabalho, colégio, na vida em comunidade, com os amigos, enfim, no meio em que nos situamos. Podemos também ser grandes missionários através da oração e da prática da caridade. Afinal, durante nossa semana, quantas vezes nos deparamos com alguém necessitado? Seja na dimensão material como no caso da pobreza, fome, frio, ou até mesmo na necessidade de atenção, de escuta, de um abraço, de um consolo. Deus nos presenteia com inúmeras situações concretas em que podemos exercer nossa missão de amor a Deus, nos irmãos e irmãs, como Jesus disse certa vez: “[...] cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt, 25, 40).
Na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium, o papa Francisco afirma que “todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (n. 20). Além disso, o Santo Padre na mensagem para o dia mundial das missões de 2016, destaca a importância de anunciar a misericórdia de Deus na ação missionária, convidando-nos

“[...] a olhar a missão [...] como uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material. Com efeito, neste Dia Mundial das Missões, todos somos convidados a «sair», como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira. [...] anunciá-la em todos os cantos da terra, até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança”.

Enfim, o Senhor conta conosco, por isso, que neste mês de Outubro, a pedido do papa Francisco, possamos  em comunhão com toda a Igreja, rezar pela intenção do apostolado da oração pela evangelização, para que a Jornada Missionária Mundial renove em todas as comunidades cristãs a alegria e a responsabilidade de anunciar o Evangelho.
Que Santa Teresinha, através de seu exemplo e sua intercessão, nos ajude a aderir a este chamado missionário e colocá-lo em prática nas possibilidades do nosso cotidiano, a fim de que possamos com a vida cantar:

Aonde mandar eu irei
Seu amor eu não posso ocultar
Quero anunciar para o mundo ouvir
Que Jesus é o nosso Salvador.

Que por intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada também neste mês, o Senhor nos abençoe.

Por: Antônio Hübner da Silva Preve.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário