12 de set. de 2017

PALAVRA DO REITOR
MÊS DE SETEMBRO

MÊS DA BÍBLIA: A PALAVRA DE DEUS EM LINGUAGEM HUMANA
 
Prezados internautas!
Como rezar com a Bíblia?
Gostaria de lembrar cinco passos que fazem parte da tradição da Igreja: leitura, meditação, contemplação e ação. 
Este é um método já vivido pelos Padres da Igreja nos primeiros séculos do cristianismo. Também conhecido pelo nome latino de "Lectio Divina".
Leitura: começa com a invocação do Espírito Santo. Ler várias vezes o texto que nos propomos rezar. A partir das leituras deveríamos responder: O que o texto diz? Qual o seu propósito e finalidade? O que ele afirma? O que nega? O que questiona? O que motiva a fazer? 
Meditação: o que o texto esta me dizendo à luz da Palavra. Poderemos comparar os aspectos positivos da nossa vida cristã; captarmos também nossos defeitos e pecados, como um exame de consciência. 
Oração: Como respondo a Deus que me fala no texto rezado. O conteúdo da oração pode ser: ação de graças, pedido de perdão, louvor, bênção, súplica, petições.
Contemplação: experiência de consolação. Uma profunda alegria interior de origem sobrenatural, profundamente espiritual, que dá luz, fortaleza e discernimento. 
Ação: colocar a Palavra em prática no cotidiano. A vida vai ficando marcada pelos valores do Evangelho. 

Irmãos(as) a Lectio Divina se apresenta como um método que incentiva e propicia o encontro com Deus, com sua revelação, sua comunicação, seu plano salvífico, seus desígnios, sua vontade, seu caminho. 

Reze com a Bíblia e um bom mês de setembro.

Bom Pastor, dai-nos Padres, segundo o vosso coração.

Pe. Oscar Paulo Pietsch
Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário