2 de set. de 2014

Palavra do Reitor para o mês de Setembro!

MAIS UMA PRIMAVERA NO PERÍODO DE FORMAÇÃO



Prezados(as) internautas!

        
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No hemisfério sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza. 
A distribuição das estações do ano é ocasionada devido ao eixo de rotação da terra, que se inclina em relação ao sol. 
Como vemos tudo esta em movimento. Estamos sempre em movimento também no processo formativo no seminário. Vejamos:
- Formação do ser: para que o vocacionado venha ser autêntica pessoa humana, cristã e presbiteral, orientando desejos e buscar para que sua existência glorifique o Deus da vida.
- Formação do saber: para que o seminarista alcance a sabedoria humana-espiritual, como discípulo missionário de Jesus, mediante os estudos acadêmicos à altura dos desafios da contemporaneidade.
- Formação do servir: a formação do líder servidor implica na leitura orante da Palavra e a escuta das demandas do povo de Deus. Um saber ver e avaliar a realidade para melhor nela intervir e fazer florescer a vontade de Deus. (Cf. Doc 93 CNBB. nº 204)
A formação presbiteral implica continuidade e gradualidade que levem ao crescimento e à maturação ao longo do tempo formativo, em todos os aspectos da formação presbiteral. 
Faço votos que olhando ao nosso redor, vendo a transformação da natureza em mais uma primavera, possamos soltar uma imagem nova produzindo frutos que permaneçam. 

Boa primavera a todos(as)!

Deus vos abençoe!

          Bom Pastor, dai-nos padre segundo o vosso coração.


Pe. Oscar Paulo Pietsch


Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário